Visite o novo Blog dos Arautos em Campo Grande

domingo, 14 de julho de 2013

Um Canto da Europa no Brasil


 Já se sentiu em outro país dentro do Brasil? Essa é a impressão de quem visita a cidade de Campos do Jordão. Um dos aspectos que a distingue das outras cidades é a sua localização geográfica, situada à 1.700 m acima do nível do mar, a cidade mais alta do Brasil, no coração da serra da Mantiqueira.
 
Outra peculiaridade desse município é a sua arquitetura europeia, que surgiu a partir de uma necessidade natural, pois nevava na cidade até 1947 onde nevou pela última vez durante 3 horas. Por essa razão os telhados tinham que ser mais ponte agudos, para não acumular neve sobre as casas. Mas mesmo não tendo mais necessidade desse estilo de telhado, pela sua beleza e também através de uma combinação com a prefeitura, as casas ainda são construídas com esse caráter muito comum na Europa.

 

E estando em São Paulo por ocasião do curso de férias, os Arautos promoveram um passeio com os alunos do Projeto Futuro e Vida de Campo Grande para essa magnífica cidade, onde puderam degustar as maravilhas da culinária Alemã, além de fazerem alguns passeios que a cidade oferece como o teleférico, que transporta os visitantes ao topo do morro do Elefante, com 1.800 m de altitude. O teleférico de Campos do Jordão é o primeiro implantado no Brasil, desde 1970. Seu percurso é de 560 m, que tem a duração de 5 minutos.

Outra atividade que os alunos do Projeto Futuro e Vida puderam participar foi o passeio de trem pela cidade. A estrada de ferro de Campos do Jordão foi inaugurada em 1914. Concebida pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, seu objetivo inicial era o transporte de doentes para os sanatórios da cidade. Mas com o desenvolvimento de Campo do Jordão, a estrada de ferro especializou-se como o principal meio de acesso à região, possibilitando não só de doente e de seus familiares, mas de todos que residiam e trabalhavam nas redondezas. E a partir de 1970, a ferrovia destinou-se ao uso turístico.
Ao fim da tarde, quando os termômetros, já marcavam 7 graus, para esquentar um pouco, os alunos puderam degustar um substancioso fondue de chocolate antes de regressar à São Paulo.
 

 
 






 


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário